quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pé de Serra presente no PPA participativo em Riachão


Mais uma etapa do Plano Plurianual (PPA) Participativo aconteceu neste sábado (21), no município de Riachão do Jacuípe, onde mais de 120 representantes das 14 cidades que formam o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe estiveram reunidos.

O objetivo do PPA é discutir e definir a metodologia que será usada a partir de sugestões e indicações de demandas da sociedade civil organizada a serem consideradas na elaboração dos programas e ações que irão compor o Plano de Governo.

E como sempre, representantes da Administração e da sociedade civil organizada do município de Pé de Serra estiveram presentes. Dentre eles, as Secretarias de Educação, representada pela professora Rosa Virginia e pela coordenadora pedagógica Ana Rita, e as Secretarias de Agricultura, Ação Social, Saúde e outros da sociedade civil organizada.

Segundo a coordenadora pedagógica do município de Pé de Serra, Ana Rita, algumas demandas com base no município foram debatidas e sugeridas para o plano de governo como: inclusão da Educação Profissional, fortalecimento dos GTs de Educação no Território, revitalização do PETI, e expansão dos Polos da Universidade Aberta do Brasil.

No setor da Agricultura, o secretário Manoélio de Almeida, disse ter sugerido junto com outros secretários do Território, a industrialização dos produtos da agricultura familiar, fortalecimento do cooperativismo, como a construção da Casa do Laticínio, o tanque de refrigeração e o investimento na infraestrutura das estradas em Pé de Serra.
 Na saúde, foram sugestões do município, o aumento da PPI (Programação Pactuada Integral), maior oferta dos serviços da saúde de média complexidade, regulação de urgência e emergência e maior abastecimento da Farmácia Básica, como por exemplo, a inserção de remédios para o combate das doenças de média complexidade.
 Além dessas sugestões, na área de Ação Social, segundo a assistente Social do município, Ana Carla, foram citadas necessidades como: melhorias físicas e humanas nas condições estruturais das Delegacias, mais recursos para os programas sociais, elaboração de políticas públicas para a juventude, aumento dos serviços  dos CAPs de todo o território.

Dentre os eixos temáticos do PPA, que foram divididos em salas na parte da tarde, no Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda, estavam os núcleos de Educação, Saúde, Inclusão Social e Afirmação de Direitos, Agropecuária dentre outros. 

Ascom- Pé de Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário