Mais uma etapa do Plano Plurianual (PPA) Participativo aconteceu neste sábado (21), no município de Riachão do Jacuípe, onde mais de 120 representantes das 14 cidades que formam o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe estiveram reunidos.
O objetivo do PPA é discutir e definir a metodologia que será usada a partir de sugestões e indicações de demandas da sociedade civil organizada a serem consideradas na elaboração dos programas e ações que irão compor o Plano de Governo.
E como sempre, representantes da Administração e da sociedade civil organizada do município de Pé de Serra estiveram presentes. Dentre eles, as Secretarias de Educação, representada pela professora Rosa Virginia e pela coordenadora pedagógica Ana Rita, e as Secretarias de Agricultura, Ação Social, Saúde e outros da sociedade civil organizada.
Segundo a coordenadora pedagógica do município de Pé de Serra, Ana Rita, algumas demandas com base no município foram debatidas e sugeridas para o plano de governo como: inclusão da Educação Profissional, fortalecimento dos GTs de Educação no Território, revitalização do PETI, e expansão dos Polos da Universidade Aberta do Brasil.
No setor da Agricultura, o secretário Manoélio de Almeida, disse ter sugerido junto com outros secretários do Território, a industrialização dos produtos da agricultura familiar, fortalecimento do cooperativismo, como a construção da Casa do Laticínio, o tanque de refrigeração e o investimento na infraestrutura das estradas em Pé de Serra.
Na saúde, foram sugestões do município, o aumento da PPI (Programação Pactuada Integral), maior oferta dos serviços da saúde de média complexidade, regulação de urgência e emergência e maior abastecimento da Farmácia Básica, como por exemplo, a inserção de remédios para o combate das doenças de média complexidade.
Além dessas sugestões, na área de Ação Social, segundo a assistente Social do município, Ana Carla, foram citadas necessidades como: melhorias físicas e humanas nas condições estruturais das Delegacias, mais recursos para os programas sociais, elaboração de políticas públicas para a juventude, aumento dos serviços dos CAPs de todo o território.
Dentre os eixos temáticos do PPA, que foram divididos em salas na parte da tarde, no Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda, estavam os núcleos de Educação, Saúde, Inclusão Social e Afirmação de Direitos, Agropecuária dentre outros.
Ascom- Pé de Serra
Nenhum comentário:
Postar um comentário