quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pé de Serra oferece Formação Continuada para professores


Trata-se da segunda etapa do GESTAR, Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, realizado hoje, sábado, (07/05) na cidade de Pé de Serra, no Território da Bacia do Jacuípe.

O GESTAR oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. O Programa é idealizado pelo MEC e constitui parceria com a Universidade do Recôncavo Baiano.

A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática.
O evento começou a partir das 8 horas, com a participação dos profissionais da Educação das cidades de Pé de Serra, Riachão do Jacuípe e Nova Fátima. Em ambas as turmas, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, os mediadores do Curso iniciaram essa segunda etapa do GESTAR com dinâmicas e reflexões sobre o Programa.

“É a partir da troca de conhecimentos e interação entre os professores que estaremos construindo essa segunda etapa do GESTAR”, iniciou a Tutora do Programa, Sandra Maria.

O GESTAR, inclui ainda, discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula. Durante a dinâmica, a maioria dos professores presentes, relataram, com muita expectativa, que esperam do Programa:  “Mais conhecimento, aperfeiçoamento  e qualificação profissional”.

Foram abordados temas como, Variantes Linguísticas, visando discutir a variação linguística e seus impactos no ensino de língua portuguesa na educação. Na turma de formação em matemática foram trabalhados conteúdos como números decimais, proporção, produção e interpretação dos gráficos e outros.
Além disso, o curso contou com uma apresentação irreverente que ilustrou o tema variação linguística, enfatizando o regionalismo e a realidade do sertanejo da Bacia do Jacuípe.

“Segundo a tutora, Sandra Maia, será exigido do professor resultados do que foi aplicado em sala de aula e  isso será verificado através de um diagnóstico de saída, ou seja, uma prova será realizada com todos os alunos dos municípios participantes”, lembrou.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Município, Ana Rita Rios, o município de Pé de Serra, entre os outros municípios participantes, desde o inicio, atendia a alguns requisitos exigidos pelo MEC, como, adesão ao Programa e inserção dos cursistas na Plataforma Freire,  competência técnica e logística oferecida pelo Município. 

 “Por isso foi escolhida como a cidade sede do evento, desde então o Município tem se comprometido em dar as contrapartidas necessárias .
Executado pela Secretaria Municipal de Educação de Pé de Serra, o GESTAR, estar previsto  para até o dia 19 de novembro desse ano.

ASCOM- Pé de Serra.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário